sexta-feira, 3 de julho de 2009

Onde está Deus?

Dois momentos importantes marcaram a minha vida enquanto estudava música no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, que me fizeram enxergar algo que ainda não via com relação aos dogmas que aprendi. Cresci à margem da cultura global, nunca pude compartilhar de nada que não fosse de autor dito cristão, com isso, me fecharam em mundo irreal (como no filme A Vila).
Virada do ano de 2003 e inicio de 2004, estava passando para o segundo ano do curso de Bacharel em Música Sacra, tive que tomar uma decisão. Aprisionar-me novamente em um novo e falso dogma e continuar recebendo a graça de estudar gratuitamente ou, romper com o dogma e arcar com as despesas de todo o restante de curso.
2004 estava eu sentado com dois diáconos e meus pais, minha mãe chorando dizendo desesperadamente aceitar a imposição que o pastor fizera a mim, meu pai neutro, mas, sabia que também era a sua vontade que eu continuasse a receber a ajuda do pastor (quem me mandou para o STBSB foi ele e não a Igreja). Enquanto conversávamos ouvi coisas dele, como:
- Você nunca vai conseguir trabalhar com música dentro da igreja, você nunca será nada.
- Para que eu continue pagando o seu carnê, você tem que fazer o que eu quero e não a sua vontade.
- Ministério de música é tocar piano e reger.

O que propus para ele era trabalhar com o que entendia ser a vontade de Deus para a minha vida e aquilo que eu tinha de melhor para oferecer naquele momento, já que eu era ainda primeiro ano de um curso e que meu instrumento sempre foi violão, meu piano era medíocre. Mas ele me impôs a sua vontade e assim se deu. Em 2004 estava sem igreja para me ajudar financeiramente e sem um pastor.
Diante de uma angústia refletida em minha face, estava na livraria saraiva na Tijuca e de repente tocou uma música que iria para sempre modificar a minha vida. Dizia assim:

Mas é claro que o sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende

Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez eu sei
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Nunca deixe que lhe digam
Que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende

Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança


Esta letra nunca me trouxe nenhuma novidade, já que tudo o que há de positivo nela eu encontro na mensagem de Cristo, mas, a novidade que percebi foi que era um não cristão que estava fazendo com que eu se lembrasse da mensagem bíblica, quem estava me confortando era Deus através do Renato Russo. Então foi que percebi que Deus além de usar uma mula, também usa a cultura secular para poder alertar e doutrinar a humanidade. Não foi este mesmo cantor “profano” que fez milhares cantarem esta mensagem?

- É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã

Não são estas as palavras de Cristo? Amar ao próximo como a si mesmo.

A partir deste dia, esta canção se tornou a minha canção. Já passei horas cantando repetidamente chorando nos momentos de crise e digo, Deus estava comigo em todo esse tempo.
O que aprendi e entendi?
Que infelizmente títulos não dizem nada, pois, este pastor, mesmo sendo considerado cristão, com tais palavras que proferiu estava sendo usado momentaneamente por satanás, já, Renato Russo um dito profano e excluído pela Igreja, momentaneamente foi usado por Cristo para escrever tal mensagem musical.
E assim é que desde o início da minha ida para o seminário ouvi satanás falando através de outros pastores ditos cristãos e ditos cristãos. Eles diziam em meio a gargalhadas para que eu tomasse cuidado com o Seminário, pois, havia lendas de muitos alunos homossexuais nesta instituição.
Anos se passaram e ainda ouço o rugir de satanás nas bocas de falsos cristãos a difamar esta instituição. A diferença é que estes não me enganam mais porque sei que o verdadeiro cristão ama, e quem ama é benevolente. Se não são cristãos, são o que? Pessoas que usufruem de um título para manter uma imagem de cristão.
No momento em que mais precisava de Cristo encontrei-o em mim, na vida dos que me ajudaram, na canção de Renato Russo e no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Seminário este que é feito de tijolos, pedras objetos incapazes de reter a maldade, só que infelizmente há homens estudando que carregam dentro si aquilo que não devia estar carregando. São eles que fazem uma instituição ser o que não é, pois, quem vai para o STBSB encontrar Deus o encontra. Se estes quando falam tais coisas não estão sob a influência de Cristo, tudo o que falarem não importa, pois, o cristão não deve dar ouvidos a satanás.
Enquanto tiver mães como West Ney e Ana Rutter; guerreiros como teve o Israel Belo e tem o Barrinha; pais como Theógenes e Ronald Rutter; sorrisos como os de Maria Celeste, Noêmia Marcelino, Claudiane, Elny ...etc.... Deus estará.
Deus habita apenas onde há amor, e enquanto existir pessoas que amam o STBSB Deus se fará presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário